Logo de I Simpósio de Engenharia Florestal do Oeste do Pará
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Turismo

Santarém está localizada no oeste do estado do Pará, na mesorregião do Baixo Amazonas. O clima da cidade é quente e úmido, característico de sua proximidade com a linha do equador, o que justifica a grande formação de Floresta Tropical, ou seja, a notória Floresta Amazônica. A temperatura da região é, em média, 26°C, com umidade relativa do ar de 86%. Nesta região, as estações do ano não são bem marcadas, dividindo-se apenas em época chuvosa, que tende a seguir de dezembro a maio, e época “seca”, de junho a novembro.

No que tange a sua importância, além de ser a terceira cidade mais populosa da região segundo o último censo do IBGE de 2021, Santarém é a cidade mais antiga do Pará e de grande relevância cultural, sendo considerada uma das cidades históricas do Brasil. Devido aos seus mais de 357 anos, - data considerada apenas a partir da fundação da cidade - Santarém está presente em vários momentos históricos importantes, como, principalmente, a cabanagem, e encontra-se situada sobre um sítio arqueológico riquíssimo com, por exemplo, a típica cerâmica tapajônica e outros artefatos.

O encontro das águas é fenômeno marcante da região, no qual é possível observar na frente da cidade a confluência entre os rios Tapajós (de cor mais escura/esverdeada), na margem direita e Amazonas (de coloração marrom/barrenta), na margem esquerda. E são estas mesmas águas do Tapajós que banham a maioria das praias da região de Santarém, sendo a de maior renome Alter do Chão, uma vila pertencente a cidade e está a 36km de distância do centro. Tendo reconhecimento mundial, Alter é conhecida como o “Caribe brasileiro”, uma das praias mais bonitas do brasil, e a praia de água doce mais bonita do mundo de acordo com o The Guardian. Nesta vila, atividades culturais e a presença de povos indígenas resistindo ainda é marcante.

Apesar de estar no coração da floresta, a cidade de Santarém localiza-se em um mosaico de paisagens diferenciadas. É possível observar a mudança na composição vegetal em ambientes como a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), onde a floresta é densa, e em áreas de savana, como nos arredores da vila de Alter do Chão.

Para chegar à Santarém, o acesso pode ser feito por aeronaves, através do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, mas por terra também é viável, com veículo próprio ou ônibus, bem como a translocação através de barcos e balsas. Além disso, Santarém está próxima de muitos municípios importantes para a região, como Juruti, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Alenquer, Óbidos, Rurópolis dentre outros.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS: